sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Atividade da primeira aula



Atividades

Leitura dos documentos:
  • 2 -  Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa.



  • 3 - Escolher um dos softwares, instalados por você na aula, e faça uma síntese avaliativa, quanto: Base pedagógica, Ciclo de aprendizagem, Classificação, Níveis de aprendizagem, aspectos técnicos, sabendo que uma das características fundamentais dos blogs é a interatividade, definida pela comunicação que se dá entre o autor e seus leitores, levando muitas vezes a um  processo cooperativos para melhorar o conteúdo do blog. Diante disso, sua  síntese será de suma importância para que seus colegas do curso possam refletir sobre sua analise e faça seus comentários.

11 comentários:

  1. FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    DISCIPLINA SOFTWARE EDUCACIONAIS
    PROFESSOR: CID ESPINDOLA.
    ALUNA : ALESSANDRA KARLA ANDRÉ DE MENEZES


    AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVOS.
    O software analisado foi o gcompris v 9.2
    O objetivo do gcompris é oferecer uma alternativa livre aos software educacionais
    Proprietários.
    O gcompris v 9.2 é uma coleção de jogos educacionais que oferece diferentes atividades para criança a partir de 2 anos de idade.
    Gcompris é de fácil utilização seu comando seqüencial, aluno próprio constrói seus conceitos.
    Base pedagógica; construtivista
    Ciclo de aprendizagem apresenta características, descrição, execução, reflexão depuração-descrição
    Classificação software
    O tutorial, interacionista e caracteriza-se por transmitir as informações de forma pedagogicamente organizada, como se fosse um livro animado, vídeo interativo ou professor eletrônico. A informação é apresentada ao aprendiz de forma seqüenciada, e o aprendiz pode escolher a informação que desejar.
    Níveis de aprendizagem: o software é criativo e dinâmico possibilita que o aprendiz construa conceitos e desenvolva habilidades mentais e possibilitando desta forma novas possibilidades de conhecimentos.
    Utilizam de animações e ambientes virtuais para desenvolver a parte lúdica e critica do aprendiz.
    Aspectos técnicos: É de fácil manuseio e instalação rápida, tem uma linguagem clara, pois a forma de erro e acertos foi utilizada no software . Os sistemas operacionais são utilizados Windows , Linux e outros

    ResponderExcluir
  2. Muito bem..., Alessandra, sua avaliação foi perfeita, gostaria de ressaltar ainda o cuidado na mudança quanto à introdução das tecnologias, no caso os softwares de apoio educacionais, e a mudança de postura do professor no uso desses instrumentos tecnológicos. O professor deve antes de tudo, conhecer e usar antes de aplicar e verificar se o software se enquadra dentro de seu conteúdo. O mais importante é o aprendizado do aluno e tudo ao redor são apenas meios para atingir os objetivos.

    ResponderExcluir
  3. FAINTVISA – Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Softwares Educacionais – Tipos, aplicações e avaliações.
    Professor: Cide Spindola.
    Aluno: Luciano Ferreira.

    Softwares Educacionais

    Os softwares educacionais são instrumentos tecnológicos muito importantes no processo de ensino aprendizagem porem para que esse processo ocorra da melhor forma é importante uma analise criteriosa do software a ser utilizado.

    Com base na pergunta do professor Cid Spindola foi pedido que escolhêssemos um software e fosse realizada uma analise do game educacional


    Resposta da disciplina Softwares Educacionais.

    Analise do game educacional Gcompris - 9.2

    Base pedagógica – Construtivista.
    Ciclo de aprendizagem – Apresenta características de: Descrição – Execução – Reflexão – Depuração – Descrição
    Classificação – É indicado para crianças de 2 a 10 anos.
    Níveis de aprendizagem – Criativo pois possibilita a criação de novos esquemas mentais, possibilitando a interação de pessoas e tecnologias, compartilhamento de objetivos comuns. Incentiva um aprendiz criativo. O software possibilita mais níveis de aprendizagem.
    Aspectos Técnicos – É de fácil instalação e se apresenta disponível para vários sistemas operacionais. (Linux; Windows, Mec, etc). Tamanho 172 MB. (Obs. Versão 12.05).

    O Software Gcompris – 9.2 apresenta um conjunto de atividades educacionais que ajudam a desenvolver o raciocínio e o conhecimento de crianças, com a utilização de brincadeiras e orientações lúdicas.

    Sendo organizado em categorias tais como:

    • Atividades de Descoberta do computador (digitação simples e mouse);
    • Atividades de Descoberta (através de cores, sons, memória);
    • Atividades de Experiência (baseadas em movimentos físicos);
    • Atividades de Divertimento (baseadas em brincadeiras e desenhos);
    • Atividades Matemáticas (cálculo, geometria e numeração);
    • Puzzles (quebra-cabeças diversos);
    • Atividades de Leitura;
    • Jogos de Estratégia.

    Mesmo sendo um aplicativo de código aberto (Open source)para linux. Na versão gratuita possui limitações. Para utiliza-lo em sua totalidade o usuário (De Windows, Mac Os)devem pagar pelo software.
    Foi criado por um Frances mais possui tradução para diversos idiomas. Que você escolhe durante a instalação. Possui narração em português de Portugal sendo de fácil entendimento para as crianças.

    É uma boa ferramenta para ser empregada no processo de ensino aprendizagem. Principalmente com a participação do professor.

    O restante do trabalho no google grupos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luciano, muito boa a sua síntese da série Gcompris, não é a toa que esse programa ganhou vários prêmios em sua trajetória na categoria de software livre.

      Excluir
  4. FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    DISCIPLINA SOFTWARE EDUCACIONAIS
    PROFESSOR: CID ESPINDOLA.
    ALUNO : SAULO NUNES DA COSTA

    O software educacional que instalei e observei também foi o Gcompris. Contudo resolvi analisar apenas uma das suas atividades a fim de ter mais precisão e coerência na síntese. A atividade escolhida foi "Acerte a balança"

    Base pedagógica: Construtivista. Pois criança tem a oportunidade de verificar a consequência de suas escolhas no jogo, tirando proveito inclusive de movimentos errados.

    Ciclo de aprendizagem:
    a) Descrição da resolução do problema: O aluno visualiza o desafio e utiliza seu conhecimento para executar a ação correta.

    b) Execução: Ao executar o comando o estudante pode obter o retorno vindo do software.

    c) Reflexão: Principalmente no que diz respeito aos pesos aos quais não são dados valores, o estudante faz essa reflexão buscando não apenas arriscar um peso, mas chegar a uma conclusão.

    d) O processo de depuração talvez mais que os outros deve sofrer mais com a intervenção do educador, estimulando o desenvolvimento do pensamento adiquirido na atividade.

    Classificação: Crinaças entre 2 e 10 anos. Essa é classificação do software. Porém, creio que pode ser muito proveitoso para o trabalho com jovens fora da faixa etária ideal, ou aqueles que acompanham suas turmas com dificuldades de compreesão em equações do 1º grau.

    Classificação: Software educacional do tipo jogo. Estimula o aluno pela busca do objetivo de equlibrar a balança. Inda que ache vália a colocação no texto de Fábia Magali Santos vieira, citando VALENTE, dizendo que o jogo pode desviar o aprendiz do objetivo uma vez que ele passe a ter o único interesse de vencer.

    Nivel de aprendizagem: Criativo, fazendo com que o aluno trabalhe um processo que independe de memorização.

    Aspectos técnicos: Software de grande disponibilidade para intalação parcialmente gratuita, que é facilmente manipulado. POssui ativiaddes para diversas disciplinas. Concordando com o que disse o professor Cid, talvez a grande quantidade de possibilidades seja o maior problema desse programa. Certamente o educador deve identificar uma atividade que vai agregar valores à sua aula, a fim de não se perder em meio a tantas atividades.







    ResponderExcluir
  5. os softwares podem ser considerados programas educacionais apartir do momento que sejam projetados por meio de uma metodologia que as contextualizem no processo ensino- aprendizagem.

    ResponderExcluir
  6. um software educacional desenvolve processo de aprendizagem, de uma determinada área de conhecimentos e de um determinado conteúdo daqueles que estão envolvidos no seu desenvolvimento e implementação.

    ResponderExcluir
  7. Existe atualmente uma infinidade de softwares educativos disponíveis no mercado, que exploram os conteúdos das disciplinas no ambiente virtual e que podem ser usados nas escolas como um para dinamizar as aulas. No ensino de 1º a 4º ano séries do fundamental para que possam ser usados pelo professor, como recurso didático.Analise do game educacional Gcompris - 9.2

    Base pedagógica – Construtivista.
    Ciclo de aprendizagem – Apresenta características de: Descrição – Execução – Reflexão – Depuração – Descrição
    Classificação – É indicado para crianças de 2 a 10 anos.
    Níveis de aprendizagem – Criativo pois possibilita a criação de novos esquemas mentais, possibilitando a interação de pessoas e tecnologias, compartilhamento de objetivos comuns. Incentiva um aprendiz criativo. O software possibilita mais níveis de aprendizagem.
    Aspectos Técnicos – É de fácil instalação e se apresenta disponível para vários sistemas operacionais. (Linux; Windows, Mec, etc). Tamanho 172 MB. (Obs. Versão 12.05).O Software Gcompris – 9.2 apresenta um conjunto de atividades educacionais que ajudam a desenvolver o raciocínio e o conhecimento de crianças, com a utilização de brincadeiras e orientações lúdicas.

    Sendo organizado em categorias tais como:

    • Atividades de Descoberta do computador (digitação simples e mouse);
    • Atividades de Descoberta (através de cores, sons, memória);
    • Atividades de Experiência (baseadas em movimentos físicos);
    • Atividades de Divertimento (baseadas em brincadeiras e desenhos);
    • Atividades Matemáticas (cálculo, geometria e numeração);
    • Puzzles (quebra-cabeças diversos);
    • Atividades de Leitura;
    • Jogos de Estratégia.

    ResponderExcluir
  8. Análise software educacionais.
    A primeira coisa a ser feita ao analisar um software educacional, saber qual a teoria de aprendizagem aplicada, pois o software para ser educativo tem relacionar teorias de aprendizagem ao ser construído, deve ser observado como o sujeito aprende e constrói seu conhecimento.
    Segundo Piaget o processo de aprendizagem ocorre quando o individuo lança mão de problemas desafiadores, pois a mente têm que apropriar do objeto e realizar processo de interação é nesta troca, ação com o objeto do conhecimento que ele começa adquirir conceitos como na lógica matemática provém da própria abstração do objeto.
    Base pedagógica
    O software construtivista, sócio-interacionista, dependendo de como executado as tarefas, comportamentalista se o aprendiz usado como forma de repetição das tarefas.
    • A noção de "erro" é relativizada na teoria construtivista. Nela o erro é uma importante fonte de aprendizagem, o aprendiz deve sempre questionar-se sobre as conseqüências de suas atitudes e a partir de seus erros ou acertos ir construindo seus conceitos, ao invés de servir apenas para verificar o quanto do que foi repassado para o aluno foi realmente assimilado, como é comum nas práticas empiristas. Portanto, um software educativo que se propõe a ser construtivista deve propiciar à criança a chance de aprender com seus próprios erros.
    • Os princípios do Behaviorismo baseiam-se em "Condicionadores Operantes", que têm a finalidade de reforçar o comportamento e controlá-lo externamente. Nessa concepção a aprendizagem ocorre quando a informação é memorizada. Como a informação não foi processada, ela só pode ser repetida, indicando a fidelidade da retenção, não podendo ser usada para resolver situações problematizadoras.
    O software para ser autônomo têm programático, informações padronizadas e pasteurizadas. Seja ele deve contemplar qualquer conteúdo independente das condições apresentadas na escola, o professor têm ser o interventor detentor da construção praticas com o aprendiz.
    http://www.edutec.net/Textos/Alia/Misc/edmagali2.htm
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_educativo

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde Profe!!

    Adorei analisar o Software HQS, pois as histórias em quadrinhos tem sua própria denominação, ou seja, com imagens, textos e os alunos dessa maneira poderá ver estas características mais prazerosas, fácil, dinâmica para interpretar. E para o professor poderá trazer uma atividade tradicional, utilizando esse software nas aulas usando o computador.

    ResponderExcluir
  10. Como já falei em comentários de outros posts, o HQ é surpeendentemente versátil e totalmente utilizável em qualquer atividade de qualquer disciplina. Avaliando pelo instrumento de coletas de dados, passado pelo professor Cid, percebi que em quase todos os aspectos avaliados ele se adequava em 85% deles. Um software simplesmente fantastico e posso dizer autodidata, porque de tão fácil execussão, qualquer um pode utilizá-lo sem grandes problemas.

    ResponderExcluir