quinta-feira, 22 de novembro de 2012


Olá cursistas, gostaria de comentar um pouco dos games/jogos de apoio educacional, Os games são ferramentas/instrumentos capazes de gerar um contexto sócio-interativo entre jogadores e, a partir disso, proporcionar uma série de modalidades de aprendizado, entre as quais, é possível citar o aprimoramento da capacidade participativa através da imersão, o engajamento intelectual, e a transformação de um estado passivo, do estudante que "toma nota" do conhecimento, para um indivíduo ativo, capaz de tomar decisões independentes, imerso em situações que o capacitam a pensar e interagir para atingir objetivos específicos. É com isso que esperamos que vocês sejam capazes de discernir, quando forem solicitados para sugerir, avaliar, comprar um software para a Escola, no caso, um game, pense, e aplique o que você assimilou em sua formação, quando os aspecto qualitativo para esses softwares.
É isso ai pessoal, e você o que pensa sobre os games educativos? 

24 comentários:

  1. FAINTVISA – Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Softwares Educacionais – Tipos, aplicações e avaliações.
    Professor: Cide Spindola.
    Aluno: Luciano Ferreira.

    Softwares Educacionais

    Os softwares educacionais são instrumentos tecnológicos muito importantes no processo de ensino aprendizagem porem para que esse processo ocorra da melhor forma é importante uma analise criteriosa do software a ser utilizado.

    Com base na pergunta do professor Cid Spindola foi pedido que escolhêssemos um software e fosse realizada uma analise do game educacional


    Resposta da disciplina Softwares Educacionais.

    Analise do game educacional Gcompris - 9.2

    Base pedagógica – Construtivista.
    Ciclo de aprendizagem – Apresenta características de: Descrição – Execução – Reflexão – Depuração – Descrição
    Classificação – É indicado para crianças de 2 a 10 anos.
    Níveis de aprendizagem – Criativo pois possibilita a criação de novos esquemas mentais, possibilitando a interação de pessoas e tecnologias, compartilhamento de objetivos comuns. Incentiva um aprendiz criativo. O software possibilita mais níveis de aprendizagem.
    Aspectos Técnicos – É de fácil instalação e se apresenta disponível para vários sistemas operacionais. (Linux; Windows, Mec, etc). Tamanho 172 MB. (Obs. Versão 12.05).

    O Software Gcompris – 9.2 apresenta um conjunto de atividades educacionais que ajudam a desenvolver o raciocínio e o conhecimento de crianças, com a utilização de brincadeiras e orientações lúdicas.

    Sendo organizado em categorias tais como:

    • Atividades de Descoberta do computador (digitação simples e mouse);
    • Atividades de Descoberta (através de cores, sons, memória);
    • Atividades de Experiência (baseadas em movimentos físicos);
    • Atividades de Divertimento (baseadas em brincadeiras e desenhos);
    • Atividades Matemáticas (cálculo, geometria e numeração);
    • Puzzles (quebra-cabeças diversos);
    • Atividades de Leitura;
    • Jogos de Estratégia.

    Mesmo sendo um aplicativo de código aberto (Open source)para linux. Na versão gratuita possui limitações. Para utiliza-lo em sua totalidade o usuário (De Windows, Mac Os)devem pagar pelo software.
    Foi criado por um Frances mais possui tradução para diversos idiomas. Que você escolhe durante a instalação. Possui narração em português de Portugal sendo de fácil entendimento para as crianças.

    É uma boa ferramenta para ser empregada no processo de ensino aprendizagem. Principalmente com a participação do professor.

    O restante do trabalho no google grupos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este software é muito bom, porém é necessário que tenha a intervenção de um professor capacitado e que seja feita uma análise anterior para estar apto a interagir de forma correta a adequar a disciplina no que se refere a aprendizagem do aluno.

      Excluir
    2. O bom do Gcompris é ele não depender da rede de computadores (internet) podendo ser trabalhado em PCs mesmo sem acesso. Isso é um ponto muito positivo pois os acessos e as velocidades a rede são por enquanto ainda muito lentos.

      Excluir
    3. Concordo com Dimas, é muito importante a presença do professor e que os alunos sejam acompanhados de monitores nas escolas.

      Excluir
    4. Comungo do pensamento de Dimas. Acho, que não só este software, mas todos os outros usados em educação dependem de profissionais capacitados para explorá-lo ao máximo.

      Excluir
  2. Prezado Professor Cid,

    Conforme solicitação estou enviando-lhe a síntese da análise do Software Educacional “arie na escola” ele é um software educativo que trabalha com o alfabeto (formando palavras) os números (contando, somando e subtraindo.

    Sendo um jogo Sequencial - "A preocupação é só transferir a informação; o objetivo do ensino é apresentar o conteúdo para o aprendiz e ele por sua vez deverá memorizá-la e repeti-la quando for solicitado. Esse nível de aprendizado leva a um aprendiz passivo. Na concepção Behaviorista - Os princípios do Behaviorismo baseiam-se em "Condicionadores Operantes", que têm a finalidade de reforçar o comportamento e controlá-lo externamente. Nessa concepção a aprendizagem ocorre quando a informação é memorizada. Como a informação não foi processada, ela só pode ser repetida, indicando a fidelidade da retenção, não podendo ser usada para resolver situações problematizadoras."

    Fonte de pesquisa http://www.edutec.net/Textos/Alia/Misc/edmagali2.htm em 23.11.2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara colega esse software “arie na escola” não seria bom para alfabetização de crianças e adultos mediante a orientação de um professor capacitado. Levando os alunos a conhecerem os as letras do alfabeto e os números?

      Excluir
    2. Caro colega Luciano, trabalho na Educação Infantil e levei o software acima citado para a escola e os alunos perguntaram é só isso tia Arlete? A minha a avaliação fiz com base na experiencia em sala de aula. Hoje percebemos que os alunos gostam de interagir, quando fica repetitivo eles perdem o interesse.

      Excluir
  3. Os softwares educacionais tem uma importância relevante no que se refere ao aprendizado dos alunos, assim também, como abrir novos horizontes educacionais saindo do "padrão" abordado pela grande maioria dos profissionais. O que é de suma importância é que o educador faça uma análise crítica antes de utilizar o software, para descobrir se ele atende as necessidades da disciplina e alcança o objetivo proposto.


    Com relação a análise do Software Educacional, analisei o Gcompris. Pude observar que o mesmo trabalha de forma Sequencial - A preocupação é só transferir a informação; o objetivo do ensino é apresentar o conteúdo para o aprendiz e ele por sua vez deverá memorizá-la e repeti-la quando for solicitado. Esse nível de aprendizado leva a um aprendiz passivo. Este também prende a atenção dos alunos pelos seus gráficos de fácil leitura e interpretação e cores que chamam a atenção facilitando o aprendizado final.

    fonte: http://www.edutec.net/Textos/Alia/Misc/edmagali2.htm 26/11/2012

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A passividade do aluno em ralação ao software pode ser quebrada com a intervenção do professor durante o processo de ensino aprendizagem, pois o gcompris é uma ótima ferramenta para potencializar e despertar a busca pelo novo por parte dos alunos e ainda apresenta níveis que vão mudando de acordo com a evolução do aprendiz

      Excluir
    2. o software e só mais um meio para que o aluno domine outros tipos de ferramenta mas quem faz o ser educativo é o professor, isto se ele quem apresenta e dinamiza o uso do software, pois um software e apenas software.

      Excluir
    3. É muito comum a ideia de que o software é a solução para substituir o professor despreparado. Na verdade, o software, assim como o livro, o quadro, o caderno ou qualquer outra ferramenta, é um auxiliar, um agregador a prática de um educador.Requer, portanto, uma análise prévia, um estudo de caso para aplicá-lo, de modo eficiente em sala de aula. e nesse caso, comungo do pensamento de Luciano. O software sozinho não fará milagres, nem substituoirá o professor.

      Excluir
  4. FAINTVISA – Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Softwares Educacionais – Tipos, aplicações e avaliações.
    Professor: Cide Spindola.
    Aluno: Jeferson Caetano

    Analise do Software Educacional Geogebra
    Com relação ao software
    Por ser um software de Geometria Dinâmica os alunos podem realizar construções que usualmente fazem com régua e compasso, os quais não os permitem interagir com o desenho, por serem estáticos. O que difere numa atividade com o recurso do software é a possibilidade de movimentação dos objetos e, a partir desses movimentos, o aluno investigar o que acontece com a sua construção, levantando hipóteses como: a construção permanece com as mesmas características? Um simples movimento muda todas as características originais? Entre várias hipóteses que são possíveis levantar diante das próprias tomadas de decisão, percebendo assim as suas regularidades.

    Base pedagógica – Construtivista.
    Ciclo de aprendizagem – Apresenta características de: Descrição – Execução – Reflexão – Depuração – Descrição
    Classificação – É indicado para alunos a partir do 5º ano
    Níveis de aprendizagem –. O software possibilita diversos níveis de aprendizagem, possibilitando ao aluno interagir com as construções refletindo sobre cada alteração.
    Aspectos Técnicos – É de fácil instalação e se apresenta disponível para vários sistemas operacionais. Tamanho 11,10 MB.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa ferramenta para quem lida com a área de exatas; e apresenta uma boa forma para que alunos tenham uma percepção da geometria além da interação. Todas essas possibilidades dão para o aluno uma melhor compreensão. Coisa que só com o uso do quadro não se pode atingir uma melhor compreensão. É necessária uma capacitação especifica para habilitar os professores para utilizarem tal ferramenta de forma clara e objetiva.

      Excluir
    2. Concordo com você Jeferson, realmente o Geogebra é um excelente software para ser trabalhado com contruções geometricas, facilitando o aprendizado do educando de forma dinâmica.

      Excluir
  5. Os softwares educacionais é uma ferramenta que pode ajudar muito o professor para chamar um pouco a atenção do aluno para que os mesmos não fiquem dispersos, mas temos quer tomar cuidados pois o softwares já mais irra substituir a presença e a importância que o professor tem em sala. Mais não quer dizer que o professor deixe de usar este belo recurso didático ajudando com que o melhor desempenho desempenho do aluno aconteça fazendo com o objetivo aconteça que é o ensino aprendizado.

    ResponderExcluir
  6. Os games educativos são ferramentas que proporcionam de uma forma diversificada a aprendizagem, onde o educando pode desenvolver o seu raciocínio, a sua interatividade com os demais, entre outos. Porém é de fundamental importância que o professor faça uma análise préfia do software para que o mesmo venha a atender as suas necessidades contribuindo assim para o alcance do objetivo esperado.

    ResponderExcluir
  7. Os jogos educativos é de vasta importância em diversas áreas, dando uma olhada encontrei outros site que disponibilizar o aprendizado de crianças e jovens sem nem um custo adicional,basta apenas se cadastrar.

    Hoje quero apresentar o "Games Educativos" um site focado em trazer conteúdo de real qualidade didatica à crianças e adolescentes, sem custo algum.


    Ali você encontra os melhores jogos educativos, de diversos temas, pra se divertir e aprender ao mesmo tempo.


    O pessoal do site é muito atento e estão sempre trazendo novos jogos, não apenas de temática infantil, pra você se divertir.


    E não esqueça de se cadastrar!


    Confira os temas:

    Colorir
    Quebra-Cabeças
    Matemática
    Ciências
    Português
    Geografia
    e muito mais

    Achei interessante e indico porque a criança aprende brincando.


    Fica a dica.


    Link para o site Games Educativos.

    ResponderExcluir
  8. Nessa mesma linha de web site professor Gerivaldo, recomendo também o www.atividadeseducativas.com.br Além de jogos divididos em diversos temas e por disciplina, a plataforma do jogo é simples, carrega rapidamente além de não necessitar de cadastro. Para começar dá uma olhada no jogo somando em libras na categoria matemática, eu mesmo joguei várias vezes e pude constatar a eficiencia de aprender brincando. É evidente que a maturidade faz com que eu assimile o que é mais proveitoso na atividade, mais certamente uma criança bem orientada no uso do game terá grande proveito. Segundo Orso (1999) “a acriança precisa ser alguém que joga para que, mais tarde,
    saiba ser alguém que age, convivendo sadiamente com as regras do jogo da vida. Saber
    ganhar e perder deveria acompanhar a todos sempre”.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saulo se até adulto consegui divertir , imagina uma criança que tudo para ela é mágico, começa a descobrir e construir conceitos novos. o que demonstra que nos sentimos um pouco crianças na hora de brincar e é isso que devemos fazer analisar como uma criança sente ao utilizar estes games, isto poderá facilitar quando formos utilizar esses jogos.

      Excluir
  9. Jogos educativos para além da parte lúdica, os videojogos educacionais facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução dos problemas propostos permitindo ao utilizador raciocinar e estimular as suas capacidades cognitivas, literacia, assim como desenvolver a sua coordenação motora e reflexiva.
    Jogos educativos são aqueles que estimulam e favorecem o aprendizado de crianças e adultos, através de um processo socialização que contribui para a formação de sua personalidade. Eles visam estimular o impulso natural da criança (e adulto) a aprender. Para isso, os jogos educativos mobilizam esquemas mentais, estimulam o pensamento, a ordenação de tempo e de espaço, ao mesmo tempo em que abrangem dimensões da personalidade como a afetiva, a social, a motora e a cognitiva. Eles também favorecem a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força e concentração.
    Que todo game educativo ele possui todas essas atribuições acima os games favorece este tipo de aprendizagem, porém,têm ser analisado o que este jogo vai fortalecer em que ponto eu quero atingir ele devera ser aplicado para que consiga atingir aprendizagem significativa ou servira só como um atrativo a mais na escola, cabe ao professor analisar e fazer sua avaliações na hora de apresentar estas ferramentas.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogo_educativo

    ResponderExcluir
  10. Sem duvida que softwares e jogos educacionais é um instrumento diferenciado que desperta o interesse a qual o aluno toma como desafios e onde pode ajudar muito o professor relacionando os conteúdos tomando bastante cuidado para que os alunos não fujam da proposta inicial, porem antes de qualquer experiência com alunos devemos avaliar o game ou software criteriosamente, pois então podemos estar causando algum bloqueio ou até mesmo não atingir os objetivos esperados...

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde Profe!!
    Acho que o jogo educativo é o elo de divertimento X aprendizagem. Tendo um objetivo de lidar com sua capacidade de raciocínio, desvendando novos desafios, realizando novas conquistas.O software tem características pedagógicas e sendo também apresentada com o apoio do professor.

    ResponderExcluir
  12. Em pleno acordo com Débora e Diego.

    ResponderExcluir