sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Roteiro da primeira Aula


Primeira Aula.
  1.        Apresentação
  2.        Documentos : Leitura para analise de software educacional.

a.       Avaliação de Software Educativo: Reflexões para uma Análise Criteriosa

http://www.edutec.net/Textos/Alia/Misc/edmagali2.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_educativo


Instalação e configuração de software:


a.       Sistema Operacional Linux (Ubuntu 12.04)
b.      Software HagáQuê
c.       Software Gcompris
d.      Scrasht
e.      JClic
f.        Geogebra
g.       Google Earth
h.      Editores de: Texto, Apresentação, Planilhas.
i.         Jogos de apoio educacionais
j.        Site educativos

Atividade:


1- Faça uma Visita nos Sites dos software de apoio educacionais sugeridos na aula.

6 comentários:

  1. Olá caros cursistas... ai vai um exemplo de uma breve analise de software com enfoque técnico -pedagógico quanto os pontos positivos e negativos do software...
    Jogo Educativo

    Gcompris: é um pacote de jogos educativos.
    Pontos positivos: O programa Gcompris apresenta inúmeras possibilidades, contem atividades de entretenimento, lógica, raciocínio e coordenação motora. É um conjunto de jogos que contempla quase todas as disciplinas, matemática, português, educação artística, geografia, ciências e “uso do computador”. As atividades são lúdicas e ao mesmo tempo tempo pedagógicas. Seu conteúdo é muito adequado aos trabalhados pelos professores, propõe exercícios que permitem uma variedade de possibilidades de aplicação do conceitos trabalhados. As funções são fáceis de serem utilizadas. A interface é agradável e clara.

    O software oferece situações e recursos que justificam a sua utilização e pode ser usado tanto para introduzir novos conteúdos como para revisar conteúdos já trabalhados. pode ser utilizado de formas diferentes dependendo da experiência do usuário em utilizá-lo. Permite o desenvolvimento das capacidades de raciocínio e de resolução de problemas e favorece o trabalho cooperativo e intercâmbio de idéias.

    Restrições: Observou-se, nas atividades realizadas com os alunos que utilizaram o Gcompris, que essa sorte de opções, deixa muitas vezes o aluno um pouco perdido, pois fica curioso para fazer todas as atividades que o programa oferece e não concentra-se em nenhuma, prejudicando portanto, o aprendizado. Somente depois que o aluno conhece os programas e já domina o mouse e o teclado é que ele vai adquirir capacidade para aprender os conteúdos trazidos pelos jogos. Outra alternativa é o professor orientar bem para qual/quais jogos o aluno deve executar. As atividades deste programa poderia vir separadas por grau de complexidade (coloque o mouse em cima para ver a legenda da imagem).

    ResponderExcluir
  2. FAINTVISA – Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Softwares Educacionais – Tipos, aplicações e avaliações.
    Professor: Cide Spindola.
    Aluno: Luciano Ferreira.

    Esses softwares são ferramentas muito importantes para auxiliar os professores em suas aulas das mais variadas formas isso vai depender muito da aplicabilidade do mesmo para que se possa ter uma aula interativa e interessante para os alunos. Mesmo com a utilização de softwares educacionais devemos ter um planejamento prévio para que possamos ter um aproveitamento melhor das potencialidades oferecidas pelo software.

    ResponderExcluir
  3. ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Softwares Educacionais – Tipos, Aplicações e Avaliações.
    Professor: Cide Spindola.
    Aluno: Geraldo Miguel


    Síntese

    Ola pessoal o softwares que eu estalei em computador foi o geogebra, pós está voltado para uma área em que nós professoremos de Matemática pouco trabalhamos talvez por falta de conhecimentos cognitivos ou até mesmo por ser um conteúdo bastante complicado para ser transmitido. E pude perceber que softwares, ira nos ajudar a transmitir o conhecimento com a pratica onde a medida que se é explicado um passo da construção GEOMETRICA o programa faz o processo, fazendo com que o aluno não só ouça a instrução e perceba a construção, para que o objetivo que é o ensino aprendizado aconteça
    Obedecendo as exigências de que se é esperado nos softwares educativos com respeitos as necessidades de classificação quanto ao nível de aprendizagem.

    ResponderExcluir
  4. ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Softwares Educacionais – Tipos, Aplicações e Avaliações.
    Professor: Cide Spindola.
    Aluno: Ronaldo Silva

    Nos dias atuais percebemos algumas lacunas no que desrespeito aprendizagem. Com isso, alunos por não adquirirem facilidade adequada na aprendizagem se queixam por não terem um método de ensino renovador pelos quais se dar pela a utilização de softwares e nessa troca de informações de aluno e professor com os softwares podemos perceber que se deixam levar pela emoção do renovador e não do tradicional, mas ainda devemos ter cuidado, pois tudo que é novo pode ter resultados distintos quando não é utilizado da forma correta. Quando é apresentado em sala de aula algo renovador como softwares educacionais, damos a entender que o novo existe e pode ser usado pra auxiliar nas diversas disciplinas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Ronaldo. Tudo que é novo assusta. É de inquestionável necessidade o prévio conhecimento dos recursos que serão utilizados em sala de aula, principalmente os softwares educacionais. Lembrando que o melhor recurso se mal utilizado pode tornar-se o pior veneno.

      Excluir
  5. FAINTVISA – Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Softwares Educacionais – Tipos, aplicações e avaliações.
    Professor: Cide Spindola.
    Aluno: Gerivaldo Vicente da Silva.
    Os softwares são de extrema importância e já venho apresentando aos meus alunos do 6° ao 9º os softwares Geogebra e o cabri-geometri 2.Nas minhas aulas de geometria.

    ResponderExcluir