sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Roteiro da Segunda Aula - 4/2


2 - Tópico

  • Apresentação de tópicos do documento Reflexões para uma analise criteriosa - Analisar o software em seus vários aspectos técnicos e afins.
 Instalação e uso Hagá Quê 

O Site –       
 http://pan.nied.unicamp.br/~hagaque/

Todos conhecem o caráter lúdico das histórias em quadrinhos (HQs) e muitos a consideram uma forma de arte. Além de entreter, as HQs podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem dos mais diversos conteúdos, como geografia, matemática, história, português e idiomas estrangeiros.
Baseado nestas características positivas das HQs, surgiu a proposta de desenvolvimento do software HagáQuê, um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos.
O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação. E, como resultado do crescente uso por pessoas com necessidades especiais, o software vem passando por um processo de redesign visando melhorar sua acessibilidade.


Reflexão:  Vamos exercitar nossa compreensão sobre o uso e aplicação desse software em sala de aula, já que Softwares educativos são aqueles programas que permitem cumprir ou apoiar funções educativas, ou seja, as aplicações que apóiam diretamente o processo de ensino-aprendizagem. É necessário que se compreenda que existem diferentes tipos de softwares educacionais, cada qual com propósitos específicos, e fundamentados em metodologias de ensino diferentes. E você, o que achou do Hagá quê? Dê sua opinião baseado no que você assimilou quanto a analise de software educativo?

22 comentários:

  1. Boa Noite Professor,

    O uso do software educativo tem um grande objetivo de introduzir o computador para os alunos. Os alunos vão explorar letras, cores, imagens, números e etc. O software HagáQué, achei uma grande ferramenta para trabalhar com os nossos alunos, eles aprendem de maneira formal e informal através do condicionamento que o seu professor conduz a aula, introduzindo a informática no conteúdo pedagógico da escola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além de despertar no aluno o potencial criativo com as produções dos alunos, criando histórias e fazendo composições; o professor de História por exemplo pode orientar seus alunos para que eles ilustrem a chegada dos portugueses ao Brasil e seu contato com os povos indígenas.

      Excluir
  2. É isso ai Débora, trabalhar com HQ ou tirinhas, é fazer com que o o aluno possa aprender:
    - Recontar textos narrativos.
    - Perceber lacunas e/ou incoerências ao ouvir a narração de fatos, experiências,ou reconto de textos narrativos.
    - Dramatizar situações reais ou imaginadas.
    - Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura.
    - Desenvolver capacidades necessárias à leitura com fluência e compreensão.
    - Utilizar a noção de frase (enunciação com sentido completo) para orientar a pontuação na escrita de textos.
    - Observar os sinais de pontuação nos textos.
    - Dramatizar textos de histórias em quadrinhos
    - Ler o gênero histórias em quadrinhos.
    - Compreender a forma composicional e estilo da história em quadrinhos.
    e muito mais... usar o imaginario do aprendiz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Software HagáQué sua finalidade é a produção de Histórias em quadrinhos, o aluno poderá usar as figuras que já vem nele (Objetos) tais como cenários, personagem etc. além da possibilidade de alteração da imagem como: alterar o tamanho inverter horizontalmente, incluir textos em balões recursos sonoros (Onomatopeia) ele permite que se faça desenho etc.

      Excluir
  3. O HQ é um excelente ferramenta, para desenvolver a aprendizagem em sala de aula.
    Pois desenvolve processo de criação e toda criança têm dentro um espirito criativo e com este software ela poderá criar textos , exercitar a escrita , mexer com figuras além da participação na construção da sua historinha o que aumenta muito a capacidade de compreensão, fazendo adquirir conhecimentos sem estar preocupado em estar impondo-lhe nenhuma adequação o que já e muito bom para que haja aprendizado. outro aspecto faz com que exista interação social, desenvolva muitas habilidades, de acordo com uso e da forma com que o professor relacionar as atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda podem imprimir o que foi produzido e utilizar os trabalhos para toda a escola em uma exposição!

      Excluir
  4. FAINTVISA – Faculdade Integrada de Vitória de Santo Antão
    ESPECIALIZAÇÃO EM NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
    Disciplina: Softwares Educacionais – Tipos, aplicações e avaliações.
    Professor: Cide Spindola.
    Aluno: Luciano Ferreira.

    O HagáQué, É um software bastante intuitivo e muito fácil de usar, o educando pode desenvolver as várias capacidades de seus alunos como composição de uma História em quadrinhos, sensibilidade artística e interagir com sons imagens, números e texto. Inserindo – os no mundo da informática e fazendo com que as aulas se tronem bastante interativas. Aguçando a criatividade de cada um.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Professor Cid,

    Gostaria de deixar registrado como está sendo gratificante este módulo pois, estamos vivenciando novos aprendizados de forma construtiva, pondo a mão na massa! Assim, fica mais fácil para dialogar com a teoria e a prática.
    O HagáQué é um Software intuitivo e estimula a criatividade dos alunos, podendo ser aproveitado de forma interdisciplinar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Arlete. As aulas estão sendo muito produtivas, apesar da vasta quantidade de informações a serem assimiladas.

      Excluir
    2. Vivemos em um mundo de constantes modificações uma simples carta que levava cerca de três a quatro meses para chegar a Europa vinda da América do Sul há 512 anos atrás (Em navios a vela) hoje com a ajuda da tecnologia da informação leva poucos segundos.

      Excluir
  6. Gostei muito do HagáQué, pois possibilita ao usuário final o aluno uma ferramenta muito aberta para que possam colocar a imaginação em prática, possibilitando assim um aprendizado mútuo de várias disciplinas ao mesmo momento. Sua interface é muito atrativa e de fácil interpretação e isso ajuda muito no processo de aprendizagem. Está aprovado, muito bom!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o uso do HagáQué o aluno ganha a possibilidade de externalizar todo o seu potencial criativo e canalizar sua energia em uma atividade construtiva com as orientações do professor.

      Excluir
    2. Concordo com os colegas, e lembrando que o professor pode trabalhar com seus alunos de forma interdisciplinar utilizando o HagáQué que é uma ferramenta que pode ser trabalhada sem limite de idade desde os alunos até na própria comunicação interna na escola para passar uma mensagem, dar um aviso, envolver em um projeto.

      Excluir
  7. O Software HAGÁQUÉ, aplicado em sala de aula, possibilita ao aluno estimular sua criatividade, o senso critico, entre outros aspectos importantes para seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  8. Esse software aplicado em em sala de aula tem de grande proveito Como já comentei em em comentários passado;venho trazendo história em quadrinhos pra as quatros operações. Como notei o desenvolvimento na aprendizagem da adição onde o aluno distingui com maior facilidade maior parcela menor parcela, minuendo, subtraindo e diferença ou resto. O rendimento em sala de aula tem dado muito resultados positivos.

    ResponderExcluir
  9. Ao analisar esse sofware, percebemos que o mesmo tem um carater multidisciplina, ele é um recurso didático riquissimo na sala de aula, deixando livre a criatividade do usuário, é explicito que é de fácil manuseio, tem orientações disponível no próprio software, que auxiliam no uso do mesmo, com ele professor e aluno podem fazer interação de diferentes áreas do conhecimento.

    ResponderExcluir
  10. Através desse software pude observar a disposição de vários alunos, onde muitos ficaram empolgados com a idéia de trabalahr seu próprio quadrinho e submeterem aos comentários das redes sociais.

    Seguindo os modelos anteriores de avaliação, temos:

    Base pedagógica: A base pedagógica tende a ser construtivista, uma vez que o aluno tem a possibilidade de utilizar e desenvolver sua criatividade. Devemos ter o cuidado de orientar a atividade sem determinar de fato o que nos quadrinhos deve ser feito, ou seja, o cuidado de não limitar.
    Ciclo de aprendizagem:
    a)Execução: O resultado é somente o que foi solicitado ao software.
    b)Reflexão: Permitir que o aluno reflita sobre o que foi feito em seu trabalho na oportunidade de utilizar o programa. Dessa maneira receberá um retorno e a oportunidade de retificar o que foi feito.
    c)Depuração: A atividade relacionada pode ou dentro das perspectivas construtivistas deve, investir na busca do aluno por diferentes fontes de pesquisa, onde o aluno deve utilizá-las no programa.
    Classificação: Podemos classificá-lo como aplicativo.
    Níveis de aprendizagem: Em relação a esse item podemos dizer que esse aplicativo é criativo, pois possibilita a interação entre pessoas e tecnologias compartilhando objetivos. Como descreve o próprio texto de Fábia Magali S. Vieira, esse nível de aprendizado leva a um aprendiz participativo.
    Aspectos técnicos: Entendo que a estrutura do programa é simples, ideal para exigir do aluno mais criatividade. Por outro lado toda a possibilidade dada ao usuário pode exigir uma intervenção maior do professor no sentido de controlar e direcionar a atividade para os objetivos, restringindo um pouco a livre maneira de pensar do aluno na criação da sua história. Outros dois pontos positivos são a utilização de imagens próprias e a possibilidade de compartilhar em redes sociais.

    ResponderExcluir
  11. Olá Professor
    Gostaria de saber, como faço para fazer uma apresentação PowerPoint da história que criei no HagáQuê???
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  12. O software HQ proporciona atividades diversificadas e criativas, facilitando o desenvolvimento cognitivo do aluno através da criação das histórias em quadrinho, uma vez que o mesmo irá desenvolver a sua criatividade na construção de suas próprias histórias.

    ResponderExcluir
  13. pessoal pude perceber que a novidade fez com os alunos sentisse vontade de aprender com seu conhecimento prévio onde eles puderam usar seus conhecimento cognitivo pra desenvolver sua própria história. e assim com nosso conhecimento do conteúdo podemos mediar para o ensino aprendizado.

    ResponderExcluir
  14. Uma experiência com uma pequena turma da escola particular eu percebi que quando os alunos se deram conta que iriam construir sua própria historia e poderiam usar de sua criatividade, eles ficaram muito entusiasmados, ouve algumas dificuldades pelos alunos que não tinham conhecimento de informatica básica, no entanto percebi que o HQ estimulou a criatividade por se tratar a uma novidade entre outros aspectos importantes para seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  15. Aparentemente é um software bobinho, pra crianças, pra quem está iniciando as atividades com tecnologia. Mas, isso é aparentemente. É um software totalmente interativo e de fácil manuseio. Serve tanto para desenvolvimento de atividades voltadas para educação artistica quanto para qualquer outra área de conhecimento. Ótimo!!!


    ResponderExcluir